Planejamento: Para uma visão efetiva do direcionamento estratégico da empresa, é crucial uma definição bem clara de suas missões e objetivos estratégicos.
Atenção ao orçamento: É interessante que a empresa apresente um Plano Tático (orçamento) anual, que deverá conter as projeções de receitas, despesas e do Balanço Patrimonial da empresa.
Gaste menos do que ganha: Crie um “fundo de caixa”, se possível.
Faça um controle mensal: Para que os gestores tenham condições de acompanhar os rendimentos e verificar se o Plano Tático está sendo, de fato, cumprido. É mportante acompanhar regularmente os números da empresa.
Organização dos papéis: Processos gerenciais efetivos requerem organização sistemática da papelada acumulada.
Separe verbas pessoais das empresariais: é básico e deve ser resolvido ogo no início do empreendimento.
Evite gastos exorbitantes: A empresa mostra-se mais controlada financeiramente quando gastos com folhas de pagamento não ultrapassam entre 30% e 40% do faturamento.
Por isso é importante que, dentro do planejamento gerencial, se reflita sobre a quantidade realmente necessária de funcionários e sobre suas funções, mesmo porque o gestor deverá manter um fundo de reserva para demissões e custos previsíveis, como 13º salários, férias, entre outros.
Pense no futuro: O crescimento da empresa depende, também das projeções feitas e quais os próximos passos a se seguir. Inclusive, a cada novo direcionamento, deve-se propor novos planos estratégicos e táticos. A estagnação surge quando não se sabe para onde ir.
Fonte: www.reparacaoautomotiva.com.br